Eu vou ser sincera com vocês: eu sou bem inteligente e sempre tiro boas notas, mas eu não era exatamente uma ótima aluna. Confesso que quase sempre sou bem desorganizada e não administro muito bem meu tempo. Acabo acumulando assuntos e fico frustrada porque as vezes minhas notas não refletem o quão capaz eu sou.
     Se tornar uma pessoa mais organizada pode ser um trabalho difícil (sim, eu entendo, porque estou tentando melhorar também :3). Pensando nisso, eu vim dar algumas dicas que venho seguindo desde o último semestre e que tem funcionando. Claro que uma mudança não vai acontecer do dia pra noite, mas com certeza, seguindo o que eu digo nesse post, você (e eu) vai se sair melhor do que no último ano.

USE UMA AGENDA
     Se você é desorganizada como eu, eu sei que é mais fácil dar esse conselho do que fazer haha. Mas não custa tentar, certo? Você pode usar uma agenda manual ou mesmo o seu celular ou tablet. O negócio é você se certificar de que está anotando todas as datas importantes e outras coisinhas em algum lugar. E lembre-se: é importante anotar até aquelas pequenas coisas que achamos que vamos lembrar depois. Porque? Adivinha? Você não lembra! Sei que é difícil, mas não desista, ok?

PLEASE, FAÇA PERGUNTAS AO SEU PROFESSOR!
     Isso é algo que eu lamento muito não ter feito tanto na escola, mas estou melhorando agora na faculdade. Se você está em dúvida sobre algo que o professor falou sobre o assunto, não importa o que seja, pergunte! Tire suas dúvidas. Às vezes a dúvida nem é só sua. Se você for extremamente tímida e não gosta de falar na frente dos colegas, fale com seu professor após a aula. O importante é entender tudindo. Ah, professores gostam de alunos que questionam. Rola até um pontinho ou outro no fim do semestre ;)

LEIA TODO DIA, FAÇA RESUMOS
     Os professores sempre passam várias páginas do livro ou gigantescas apostilas como assunto da prova. A menos que você seja um ninja, provavelmente não terá tempo de ler tudo em um dia. Minha dica é: leia em pedacinhos! Cinco páginas hoje, cinco amanhã... e assim vai. Até o dia da prova você terá lido tudo. E não esqueça de fazer resumos de acordo com o que o professor disse em aula, afinal, ter um resumo em mãos do que você leu evita que tenha que ler tudo de novo. Got it?


ORGANIZE SUAS COISAS PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA
     Eu sei que é uma tarefa difícil se manter organizado 24/7, e eu sei que às vezes você só pega seus papeis e joga em qualquer canto da bolsa em vez de coloca-lo na pasta correta. Eu entendi, isso acontece, você é humano. Mas não custa nada gastar alguns minutinhos, pelo menos uma vez na semana, para organizar todo seu material, não é? Deixe sua playlist favorita tocando e comece a trabalhar! Você vai acabar encontrando algumas coisas que perdeu haha.

GET AWAY FROM YOUR PHONE!
     Faça isso. Apenas... faça! Coloque essa coisa longe de você, em outro quarto, no silencioso! Gente, eu sei que vocês vão entender quando eu digo que isso é viciante. A vontade que nos dá é passar horas jogando conversa fora com nossos amigos no WhatsApp, assistir séries na Netflix, navegar pelo Instagram e Tumblr, mas não dá pra fazer isso quando devemos estudar. É duro, eu sei, mas é apenas a realidade :(

DURMA
     Acho que todo mundo diz isso, mas como alguém que, por vezes, não tem uma noite adequada de sono, eu tenho que destacar a importância disso. Acredite, faz toda diferença! Seu corpo trabalha bem melhor, então tente, pelo menos, dormir por seis horas durante a noite.


GRUPOS DE ESTUDO
     Ok, sair com os amigos é ótimo, não é? Mas estudar com eles vale a pena? Não quer dizer que você não tem os amigos certos porque vocês não conseguem estudar juntos, o que acontece é que, naturalmente, vai rolar alguma conversa e vocês vão acabar se desviando do foco. Eu, particularmente, prefiro estudar em dupla do que em grupo. Eu e quase sempre Gabi estudamos juntas na biblioteca da faculdade. Isso funciona com nós duas e é muito bom, porque uma pode corrigir a outra. Bom, não posso dizer que, já que pra mim não dá certo, é furada estudar com os amigos. Claro que não. Só dei meu exemplo. Mas não sinta-se chateada por não participar daquele grupo de estudos que seus amigos estão formando, ok? Se vocês conversarem, eles vão entender.

NÃO FIQUE SE CULPANDO
   Ouça, às vezes você desiste de terminar seu texto de português e acaba acordando de madrugada para termina-lo. Às vezes você esquece de organizar suas coisas da escola. Às vezes você passa uma hora no celular em vez de fazer sua lição de matemática. Acontece! Você não vai se tornar um aluno melhor ou pior por causa de um escorregão. Basta reconhecer seu erro e tentar se disciplinar. Mas não pilhe com isso, ok?


     Agora que saber de você: o que faz para que o estudo seja mais produtivo e organizado? Me conte nos comentários, vou adorar ler. Beijos :*

     Ei, não esqueça de me seguir a page do blog no Facebook, ok? Assim você pode acompanhar todas as novidades ^^


15 Comentários

  1. Eu sou das que fazem muito resumo, tem agenda e pergunta tudo pro professor haha www.tudo-em-dobro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que aprender a anotar TUDO na agenda kkkkkkk as vezes eu deixo pra anotar dps, ai nunca anoto e acabo esquecendo do compromisso :/

      Excluir
  2. Eu guardo sempre aqueles milhões de xerox na pasta, mas confesso que ainda sou super desorganizada, mas uma coisa que eu nunca esqueço e das datas das provas e trabalhos. Fazer aquele dever também conta né, porque tem sempre aquele professor que resolve da um ponto ou mais, que é a gloria quando vc faz faculdade rs. E não curto muito estudo em grupo, Nunca rende nada rsrs.
    kiss.
    www.doce-aquarela@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, estudar em dupla ou individualmente é bem melhor que em grupo. E esses pontinhos extras do professores são uma bênção haha. Uma amiga minha ganhou meio ponto na média so pq participou de todas as aulas práticas dela, acredita?

      Excluir
  3. Essas dicas são ótimas <3 pena que eu sou tão procrastinadora que acabo atrasando tudo :b às vezes durmo demais e não consigo ficar longe do celular :( tá, eu estudo também mas confesso que algumas matérias me entediam (matemática, química, física, biologia...) Vou tentar colocar essas dicas em prática (:
    beijos :*

    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sempre umas matérias que gostamos menos, neh? E o celular realmente eh um problema, ainda to aprendendo a desapegar um pouco dele hehe

      Excluir
  4. Mais meninas que dicas ótimas, eu sou uma pessoa EXTREMAMENTE desorganizada com blog com estudo e tudo na vida, esse ano vou TENTAR por em pratica essas dicas maravilhosas.Muito obrigada, adorei o blog♥

    http://blogmeninasglamurosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita que o ano ta só começando e ponha as dicas em práticas, pq ser uma pessoa organizada não é nada fácil (experiência própria)

      Excluir
  5. Amei as dicas, vou aderir. Ser uma pessoa organizada também não é fácil, mas vou tentar.
    Beijos,
    http://princess-sonhadora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas amei...!!!


    http://lampadaqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dessas coisas acho que só não vou a grupos de estudo... Com amigos nunca dá certo kkkkk

    www.poracasobia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu realmente preciso fazer mais resumos e me organizar mais!
    Que esse ano eu consiga, amém!

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
  9. Dicas ótimas, tenho certeza que vão me ajudar muito, ainda mais que esse ano faço Enem e preciso me esforça mais para estudar . Adoreii teu blog Um beijo Fique Com Deus !!!


    http://santanabia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir