A escola ensina algumas coisas realmente importantes que nos fazem crescer intelectualmente: português, história, ciências, matemática, inglês, etc. Também ensina a importância da atividade física, bem como noções básicas de problemas de saúde. Mas sabe uma coisa que nossos professores não ensinam? Aquelas coisinhas básicas que vamos precisar ao longo de toda a vida.
     Claro, existem escolas que têm aulas de economia doméstica, aulas sobre vida sexual, entre outras coisas. Mas isso não é tão comum. Isso quer dizer que a maioria das pessoas vão se formar no ensino médio sabendo várias equações matemáticas e literatura clássica, mas sem o mínimo de conhecimento sobre como gerenciar finanças pessoais, etc. OK, você pode até argumentar que a escola não é o lugar para esse tipo de "lição", mas, independente disso, uma coisa é certa: há, sim, coisas que toda garota deveria saber antes dos 18 ou antes de sair de casa.
     A ideia do post de hoje foi tomada depois que vi uma pergunta em um site que gerou um boa discussão. Se quiser ver, é só clicar aqui. Se quiser continuar lendo o post, clique em leia mais.

     Noções básicas de finanças pessoais
     Aprender a lidar com o dinheiro é sem dúvida algo muito importante. Se você não sabe como gerenciar seu dinheiro, como guardá-lo ou qualquer outra coisa, você não vai chegar muito longe, independentemente de quão bom será seu salário. Não é preciso ser um gênio da matemática ou um contador, mas o básico já um bom caminho.
     O que aprender? Como funciona a pontuação de crédito, como escrever e equilibrar um talão de cheques, como poupar dinheiro, como fazer um empréstimo, como lidar com uma conta bancária e como usar corretamente um cartão de crédito. Parte dessas coisas você vai aprender logo que ingressar na faculdade, o resto você vai aprendendo aos poucos. Saber lidar com isso irá ajudá-la a cuidar do seu dinheiro de forma mais eficiente, sem criar muitas dívidas.

     Cozinhar...
     Ninguém está dizendo que você precisa ser uma Palmirinha ou um Edu Guedes da vida hehe, o importante mesmo é saber o básico da cozinha para que você possa cuidar de si mesma sozinha. Pedir sempre comida de restaurante é uma opção cara e muitas vezes "não saudável", quando seus pais pagam, beleuza. Mas aí você vai morar sozinha e, ops, ele não estão lá para pagar a conta... :3
     O que aprender? Como fazer comidas simples, fáceis e saudáveis, como não comprar alimentos caros, informação nutricional básica, como escolher os melhores tipos de frutas e verduras... já é um bom começo (a maioria das mães sabe ensinar isso direitinho ^^).

     Aprender a trabalhar
     Uma das coisas mais assustadoras do mundo real é tentar conseguir um emprego ou um estágio. Ninguém realmente lhe diz o que fazer, e todo o processo pode ser bem intimidante e assustador. Se você não fizer isso direito, você pode realmente atrapalhar suas chances de conseguir o emprego que você quer.
     O que aprender? Manter-se tranquilo durante uma entrevista, como criar um currículo ou uma carta de apresentação, saber vestir-se para o trabalho ou para uma entrevista de emprego, onde procurar emprego, como falar com seu gerente, saber se comunicar no local de trabalho, etc.

     Educação sexual e saúde
     Sim, educação sexual já é ensinada em muitas escolas. Mas não é necessário aprender apenas como os bebês são feitos, mas sobre como o seu corpo funciona.
     O que aprender? Tudo sobre períodos e menstruação, quando ir ao ginecologista e como conversar com ele(a), como cuidar da sua intimidade adequadamente, etc.

     Primeiros socorros
     Todos devem saber primeiros socorros, porque é muito, muito importante. Às vezes a ajuda não chega a tempo, ou, talvez, nem é preciso chamar um médico ou enfermeiro. Claro que você não precisa estar no mesmo nível que um médico, mas saber como cuidar de si mesmo ou de um parente/amigo é super importante.
     O que aprender? Como montar um kit de primeiros socorros, como limpar e fazer curativos em pequenos cortes ou queimaduras, quais produtos devem ser usados, etc.

     Manutenção da casa
     Limpar a casa é um saco, mas tem que ser feito. Você deve saber como cuidar de uma casa, principalmente se estiver indo estudar na faculdade e precisar morar fora. Uma vez que você estiver longe dos seus pais, será difícil encontrar pessoas que irão ajudá-la.
     O que aprender? Como limpar os móveis, como lavar os pratos, como manter o banheiro limpo, como lavar roupas, como corrigir pequenos vazamentos, etc.

     Gostaria de salientar que: eu direcionei o post às meninas porquê o blog puxa mais pra o lado feminino, massssssssss de jeito nenhum que apenas as mulheres precisam saber de tudo isso. É algo essencial pra qualquer um, de ambos os gêneros.
     Agora vamos a interação: quem de vocês aprendeu alguma dessas coisas na escola (principalmente a fazer um currículo)? Adoraria saber. Contem-me nos comentários. Beijão 


15 Comentários

  1. Noções básicas de cuidado com a casa é muito importante todos aprenderem tanto homem como mulher. É uma forma de disciplina, poderia ser ensinado nas escolas também. Bjos!

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as escolas deveriam trazer essas coisas. Beijos :*

      Excluir
  2. Oi! Eu adorei a ideia do post, acho que isso são coisas fundamentais para a sobrevivência humana, ainda mais de uma mulher. Eu queria saber cozinhar mais, mas sabe como é né? A preguiça não ajuda muito quem quer comer haha
    Um abraço! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cozinhar realmente é um desafio, eu mesmo to aprendendo ainda kkkk
      beijos :*

      Excluir
  3. Adorei as dicas!
    Eu quando foi sair de casa e morar sozinha, não vou sofrer muito porque a maioria das dicas eu já pratico. haha
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Realmente, tem coisa que a gente aprende mesmo depois que sai de casa ou depois que metemos a cara lá e aprendemos com as experiências.
    São dicas ótimas e universais, todas mulheres precisam ter noções disso. Parece fácil morar sozinha, mas só de pensar que minha mãe não vai lá pagar a conta de luz me dá uma arrepio fjdsnfjnsd. Não sei fazer isso Ç.Ç

    Sessão Proibida †

    ResponderExcluir
  5. Procura sim! Aquele kit de esponjas é muito bom! ;)

    Imagino que eu já estou preparada pra sair de casa, porque já sei de tudo isso. Mas confesso que odeio a parte de cozinhar e manutenção da casa! hahaha!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das dicas, é a mais pura verdade ninguém nos explica realmente como será as coisas rsrsrs

    Bjooss♥

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dicas, é a mais pura verdade ninguém nos explica realmente como será as coisas rsrsrs

    Bjooss♥

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Essas realmente são dicas muito preciosas, mas quanto a isso eu nunca tive muitos problemas, pois meus pais sempre conversaram muito comigo e eu não moro sozinha, mas sempre fiz as coisas em casa. Mas tem pessoas que acham que quando saírem de casa vai ser um mar de rosas, e essas dicas são um balde de água fria hahaha Mas são extremamente úteis e necessárias.
    Beijo!

    Laflorando

    ResponderExcluir
  9. Olá lindona,
    gostei desse= post. Foi quase um Manual de sobrevivência quando decidir sair de casa rsrsrsr
    Amei.
    Beijocas.


    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  10. HAHAHA amei (muito) as dicas! Só verdades! ;o)
    Seu blog é uma f-o-f-u-r-a! Acompanho sempre!
    Sucesso, viu? beijo, beijo! ♡

    * tem post novo lá no blog
    www.poderosaderosa.com.br
    @blogpoderosaderosa

    ResponderExcluir